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Por que ter sistema ISO 9001 de gestão é um diferencial?

Segunda Feira - 7 de Junho de 2019

certificado iso 9001 blog

A ISO 9001 é uma metodologia de gestão que promove um grande diferencial nas empresas e negócios que a utilizam. Neste artigo nós falaremos como essa norma internacional garante que uma gestão seja eficiente e traga bons resultados e sucesso para uma empresa.

Antes de tudo, precisamos explicar o que é a ISO 9001, a expressão ISO 9001 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou tamanho, essa norma define de que modo uma empresa deve ser gerenciada com o intuito de garantir a qualidade de produtos e serviços. Assim, as empresas que utilizam esse sistema de gestão conseguem ter um grande diferencial competitivo.

No nosso país, a norma foi traduzida pela ABNT e publicada sob o nome de ABNT NBR ISO 9001, a edição mais recente é do ano de 2015. Qualquer empresa pode adotar o certificado ISO 9001 e garantir que os clientes tenham uma imagem positiva da gestão que é realizada dentro da empresa.

Por garantir eficiência na gestão e melhoria contínua no desempenho da empresa, independente do setor, a certificação mostra o comprometimento que a empresa tem com a qualidade.

Alguns princípios norteiam as normas ISO 9001, a abordagem da gestão ISO 9001 fundamenta-se em alguns pilares:

Foco no cliente: a empresa deve trabalhar em torno do seu cliente, garantindo o atendimento a suas solicitações e satisfação à curto, médio e longo prazo e conseguindo a fidelização do mesmo;
Engajamento: todos os participantes da empresa precisam notar problemas dentro da empresa e lidar com eles em conjunto com o intuito de melhorar o desempenho final da empresa;
Liderança: deve ter solidez e estar sempre atualizada dos avanços e variações do mercado da empresa. Além disso, a organização deve oferecer as ferramentas necessárias e treinamentos para que os liderados executem os processos com eficácia;

Abordagem sistemática na gestão: Todos os processos da empresa são vistos de forma sistêmica de tal forma que haja interação entre todos eles, é o que garante o aumento do rendimento e melhoria do resultado final.

Melhoria contínua: é importante que as equipes compreendam como os processos são realizados e assim poder otimiza-los para melhorar cada vez mais a qualidade, a empresa cresce constantemente com uma imagem positiva.

Abordagem Factual para Tomada de Decisões: através dos indicadores, das auditorias e análises feitas através do Sistema de Gestão da Qualidade, os gestores poderão verificar as oportunidades e desafios da empresa, e assim tomar decisões mais assertivas que auxiliarão na melhoria dos serviços e produtos;
Relacionamento com outras empresas e fornecedores: as empresas que mantém contato com fornecedores e consumidores consegue melhorar consideravelmente seu desempenho por meio de parcerias e negociações que trazem benefícios mútuos.

Abordagem de Processo: é a relação entre os colaboradores e as tarefas que são executadas na empresa, além da relação entre a entrada e saída desses processos e a oferta de recursos para que a atividade seja bem desempenhada; Benefícios da certificação ISO 9001

Práticas internacionalmente aceitas e reconhecidas para a gestão da qualidade Linguagem comum para trabalhar com clientes e fornecedores em todo o mundo.
Modelo para abordar oportunidades e riscos de maneira estruturada e sistemática melhorada.
Aproveitar uma visão mais completa do contexto organizacional que melhora a eficácia do pensamento baseado em risco.
Melhoria na gestão do desempenho dos fornecedores.
Modelo de excelência para consumidores, clientes e outras partes interessadas.
Melhor alinhamento entre o seu sistema de gestão e os objetivos de negócios mais importantes da sua organização.
Oportunidade de tornar seu sistema de gestão ainda mais poderoso, indo da conformidade para o desempenho.
Melhora da comunicação sobre qualidade uma vez que sua empresa promove as melhores práticas e melhorias em toda a cadeia de fornecimento.
Melhoria da qualidade de produtos, processos e serviços, aumento da satisfação, lealdade e retenção de clientes, ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade e reduz os custos.
O Anexo SL facilita o trabalho com múltiplos sistemas de gestão, permitindo que a ISO 9001:2015 seja integrada mais facilmente com outras normas, como a ISO 14001, a ISO 27001 e a ISO 50001.
De maneira geral, as diretrizes da ISO 9001 garantem um diferencial enorme para a empresa, portanto ter esse sistema de gestão traz confiança aos clientes e fornecedores. Além disso, aumenta inevitavelmente o desempenho da gestão da empresa.



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